Há quanto tempo é voluntário no Santuário?
Sou voluntário e dizimista no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe desde o ano de 2006. Portanto, há 11 anos.
O que o motivou a fazer este trabalho voluntário?
Sou natural da cidade de Campinas, interior de São Paulo e havia chegado em Curitiba no ano de 2005. Juntamente com minha esposa Vanda, sempre estivemos ligados às atividades da Igreja Católica e procurávamos um lugar em que pudéssemos ser acolhidos e com isso poder também ajudar as pessoas. A Santíssima Trindade está em todos os lugares e em todas as Igrejas. Então visitamos várias delas na cidade, mas uma construção na região central que havia passado despercebida, ao lado de um terminal de ônibus, acabou nos atraindo: pelo local que comportava e comporta várias realidades distintas e também pela pregação de um Padre recém-chegado na Paróquia – Padre Reginaldo Manzotti. Tudo isso veio ao encontro do que conhecíamos e participavamos.
Começamos a servir na pastoral da Acolhida e depois assumimos a coordenação da mesma. Fomos investidos como Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, servimos na coordenação da Pastoral do Batismo e atualmente participo na Pastoral da Liturgia e estamos à frente do CPP (Conselho Pastoral Paroquial) que congrega todas as Pastorais do Santuário e com nosso Pároco e Reitor Padre Reginaldo e em conjunto com a Obra Evangelizar é Preciso trabalhamos na Evangelização para com as pessoas que acorrem ao Santuário e também até onde as ondas do rádio e televisão possam alcançar.
Quem pode participar de uma Pastoral?
Primeiramente precisamos definir o que é Pastoral. Conforme definição na Wikipédia, é a ação da Igreja Católica no mundo ou o conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão, que consiste primariamente em continuar a ação de Jesus Cristo.
Qualquer pessoa pode ser um voluntário de uma Pastoral, desde que tenha humildade, boa vontade, comprometimento e esteja disposta a doar um período de tempo de sua vida para o nosso próximo. O propósito da evangelização é promover a dignidade da pessoa, renovar a comunidade, formar o povo de Deus e participar da construção de uma sociedade justa e solidária. E não esperar nada em troca neste mundo, mas sim, nos santificar e esperar entrar no céu.
O trabalho é grande e pode ser dividido em diferentes Pastorais: no Santuário Nossa de Guadalupe temos 17 Pastorais e 2 movimentos, onde cada membro pode colocar os seus dons a serviço da Igreja; que somos todos nós; ao nosso próximo, onde estamos ajudando a Igreja nas suas funções Proféticas (Evangelização), Litúrgica (Sacramentos) e Real (Caridade e animação Cristã).
Deixe uma mensagem de fé para os leitores do Boletim Online
A vida neste mundo não é o paraíso. Temos nossos problemas diários, nossas provações e muitas pedras que irão rolar em nossos caminhos, mas não devemos desaminar, mas ter fé, esperança e acreditar somente naquele que derramou seu sangue por nossos pecados e venceu a morte. Não somos de Pedro e nem de Paulo, mas de Jesus Cristo na Santíssima Trindade.
A capacidade de superar as tribulações, conviver com suas mazelas e ser feliz será de acordo com o tamanho da distância que você está de Deus. Quanto mais perto estiver Dele, menor será o seu fardo e maior Ele será na sua vida e na sua família.
Amém.
Carlos Eduardo Pereira Carvalho
Coordenador Pastoral Paroquial do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe
Deixe um comentário