Agosto: mês das Vocações
Com os corações sensíveis à escuta do chamado e a certeza vocacional de que “Cristo nos salva e nos envia”, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresentou o tema do Mês Vocacional 2021, celebrado em agosto.
A temática vem da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123). O lema é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).
O Cartaz
A ilustração, feito pelo padre Reinaldo de Sousa Leitão, busca em traços gráficos, dar visibilidade à necessidade da escuta e do discernimento, para continuar reafirmando e testemunhando a fé por meio de ações vocacionais que possibilitem o florescimento de todas as vocações; e para a construção de uma cultura vocacional que anime e cultive a semente do chamado, em todos os estágios da vida.
A seguir uma explicação:
Nele, o destaque é Jesus Cristo, que está no centro de nossa vida e missão. Seguindo seu exemplo, somos testemunhas do amor de Deus no mundo e guiados por seu Espírito de comunhão e sinodalidade vocacional.
Jesus Cristo é o grande animador vocacional, que desperta em nossos corações o dom vocacional oferecido pelo Pai.
Jesus Cristo é aquele que sopra o Espírito de Amor em nossas vidas, para testemunharmos as maravilhas da Boa-nova vocacional ao mundo: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (cf. Jo 10,10).
Jesus Cristo oferece um coração ardente de amor, que se compadece das multidões cansadas e abatidas (cf. Mt 9,36).
Jesus Cristo aponta o caminho itinerante da verdade e da vida.
Jesus Cristo é chagado de amor pelas marcas do seu testemunho de fidelidade e obediência ao projeto vocacional do Pai.
Durante todo o mês, o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe fará celebrações em prol das vocações.