O papel do ministro de música é de levar as pessoas a abrirem o coração ao louvor e a oração por meio da melodia e dos cânticos. Ministrar música é, sobretudo, ministrar o louvor ao Senhor. Cada um dos membros precisa ser cheio da unção de Deus, carregados da mensagem de amor que Deus tem para o homem, da mensagem do Pai para os seus filhos.
A música, dentro da nova evangelização, é um meio eficaz para levar o amor de Deus aos corações sofridos, desanimados, cansados, perdidos e resgatá-los para Ele.
Santo Agostinho disse que “quem canta, reza duas vezes”. Isso já demonstra a força da música no contexto espiritual. A música é uma ponta de lança na evangelização. Com a música vem o poder de Deus e essa ponta de lança penetra os corações mais endurecidos. Não são apenas emoções que a música produz, mas é o poder de Deus, a presença do Espírito Santo.
Aos interessados em fazer parte desta pastoral clique no link ou através do QR Code abaixo e preencha o formulário acrescente também um vídeo seu cantando ou tocando.
“O ministério de música é um serviço cujo engajamento precisa de uma profunda consciência do que se assume, o que deve ser comum aos demais serviços da Igreja. Num primeiro momento a definição do próprio nome já implica uma certeza de que aí há uma vivência de um serviço e não de um status. A palavra ministério, por si só, já fala do sentido do que se pretende na condição de batizado.” (Fonte: www.cancaonova.com)
Clique aqui e preencha o formulário.


📍 Onde? Centro Catequético do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe;
📅 Quando? Sextas-feiras das 14h30min às 15h30min (de 11 de agosto a 06 de outubro);
🤑 Gratuito
🔗 Link para inscrição: https://forms.gle/m1QfPznUGzLS4AEq5

📍 Onde? Santuário Nossa Senhora de Guadalupe;
📅 Quando? Sábado das 10h às 11h30 (de 12 de agosto a 14 de outubro);
🤑 Gratuito
🔗 Link para inscrição: https://forms.gle/1SAPc4NEgfZzXrXm7

Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas
PERTOS DA MÃE, PERSEVERANTES NO CAMINHO DE JESUS
A identidade visual da Pastoral da Música do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas une elementos musicais e da fé cristã para transmitir o sentido de sua ação. De forma geral, os traços da logomarca modelam o formato de um violão simbolizando toda arte musical e a conjuntura de instrumentos musicais utilizados em nossa pastoral. Por sua vez, as partes desse violão são compostas de diferentes símbolos religiosos, como seu corpo, desenhado no formato de uma gota em referência ao Sangue de Jesus.
Nossa vida é uma escada para o céu. A cada passo que damos em direção à conversão pessoal e ao serviço ao próximo, mais nos aproximamos de nossa realização pessoal. Diante disso, destacamos na identidade visual da Pastoral da Música um conjunto de retângulos paralelos que conotam tanto o braço de um violão, barras de volume de som, quanto uma escada e um caminho. E esse caminho para o Céu, para o Pai, é Jesus Cristo que se autopredica como “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14, 6).
Temos uma Mãe. Essa maternidade nos foi dada quando na cruz “Jesus ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: <Mulher, este é o teu filho>. Depois disse ao discípulo: <Esta é a tua mãe>” (Jo 19, 26-27). Nesse sentido, herdeiros de uma de fé católica mariana e pertencentes a um Santuário dedicado à Maria, somos músicos marianos, defendidos por aquela que com sua vida entoou os louvores mais agradáveis a Deus. A identidade visual do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe também está marcado na cabeça do violão apontando para a comunidade paroquial a qual esta Pastoral pertence, atuante no tempo e na história.
Afagados pela ternura de Maria, a Virgem de Guadalupe, doamos nossa vida ao Senhor na humildade de que pouco podemos fazer por nós mesmos, mas que com a graça de Deus são feitas maravilhas. Essa ternura de Maria revela também a sensibilidade do músico, enfatizados na identidade visual pelas flores fixadas na cabeça do violão, formando as tarraxas. As tarraxas afinam os instrumentos de cordas tal qual a sensibilidade do músico põe significado no cantar e no tocar.
Maria é o grande exemplo de doação e pequenez que pode nos ajudar nessa configuração a Jesus Cristo. Como ministros de música, cada vez mais precisamos recorrer à Nossa Senhora para que em nós sejam gestadas as virtudes da santidade. Diante disso, fica estampado de forma indelével em nossa identidade visual, tal qual no manto de Juan Diego, a imagem de nossa padroeira, Nossa Senhora de Guadalupe, simbolizada também por doze estrelas: “E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça” (Ap 12, 1).
Que Maria gere e forme Cristo em nós, sentido de nossa vida, razão do nosso ministério. Cravado no madeiro, o jovem galileu derramou seu sangue para a remissão dos nossos pecados e a salvação da nossa vida. “Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus” (Ef 1, 7). Assim, o Senhor Jesus, nas suas Santas Chagas, quer curar a todos de suas feridas físicas, espirituais e psicológicas. Grandes obras de amor o Senhor quer realizar na nossa vida pelo Seu Sangue Redentor; quer manifestar o seu poder salvífico com robustez e generosidade. Que a cada acorde entoado, verta das chagas gloriosas de Cristo seu sangue precioso. Já uma gota é o suficiente para nos curar e santificar, mas rogamos que Ele abra as comportas do céu para que seja lavada e alvejada a nossa alma de toda ferida terrena.
Ao escorrer sobre o caminho tracejado, a gota de sangue deixa uma marca vertical no braço do violão. Isto posto, fica demarcada também a presença de Cristo em todas as etapas de nossa vida e o apontamento de que fomos criados; portanto, “buscai as coisas do alto” (Cl 3, 1).
As cores vermelho e azul fazem referências às cores de Jesus das Santas Chagas. Mas além de simbolizar o Sangue de Cristo derramado na cruz, o vermelho simboliza o Espírito Santo que move nosso cantar e nosso tocar, que faz com que música chegue aonde as palavras não podem alcançar. Já o azul, além do manto de Jesus das Santas Chagas, enaltece o manto de azul de Nossa Senhora a nos guardar.
Assim, reavivados no Espírito Santo que “faz novas todas as coisas” (Ap 21, 5), levanta sobre esta igreja um exército de homens e mulheres, revestidos de talentos musicais doados pelo Pai para serem canais de misericórdia, louvor e redenção a todos aqueles que estão caídos sobre seus próprios fardos: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados, e eu vos darei descanso” (Mt 11, 28). A bondade de Deus recaiu sobre nós porque Ele viu a pequenez dos servos já que estes se prostraram aos seus pés e declararam a soberania do Altíssimo sobre as suas vidas. Portanto, a mensagem que a nossa identidade visual traz é que quanto mais perto de Nossa Senhora nós estivermos, mais firmes nos caminhos de Jesus vamos estar.
